expand_less

Setor

Construção

A indústria da construção compreende as atividades relacionadas às de edificações e obras de infraestrutura, incluindo edifícios residenciais, comerciais, industriais e públicos, bem como saneamento, instalações de energia elétrica, gás, telecomunicações entre outras. A cadeia produtiva possui, portanto, um caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida.
Todas as normas para o desenvolvimento desse setor você encontra aqui.

NBRs/NMs mais utilizadas

550 itens

Acústica - Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas - Aplicação de uso geral
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBR10151 de 05/2019 - Acústica - Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas - Aplicação de uso geral

Esta Norma estabelece: procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo; procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações provenientes de transmissão sonora aérea ou de vibração da edificação, ou ambos; procedimento para avaliação de som total, específico e residual; procedimento para avaliação de som tonal, impulsivo, intermitente e contínuo; limites de níveis de pressão sonora para ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo e requisitos para avaliação em ambientes internos.

Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis - Parte 3: Sistemas de tubulações
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBR17505-3 de 02/2013 - Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis - Parte 3: Sistemas de tubulações

Esta Parte da NBR17505 se aplica ao projeto, instalação, ensaios, operação e manutenção de sistema de tubulação para líquidos ou vapores inflamáveis e combustíveis. Tais sistemas de tubulação incluem, mas não se limitam a, tubos, tubos de pequenos diâmetros (tubing), flanges, parafusos, gaxetas, válvulas, acessórios, conexões flexíveis, partes pressurizadas de outros componentes (incluindo, mas não se limitando a, juntas de expansão e filtros) e dispositivos que se aplicam à mistura, separação, distribuição, medição, controle de vazão ou contenção secundária.

Cabos de potência multiplexados autossustentados com isolação extrudada de PE ou XLPE, para tensões até 0,6/1 kV — Requisitos de desempenho
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBR8182 de 10/2011 - Cabos de potência multiplexados autossustentados com isolação extrudada de PE ou XLPE, para tensões até 0,6/1 kV — Requisitos de desempenho

Esta Norma estabelece os requisitos para a aceitação e/ou recebimento de cabos de potência multiplexados autossustentados, isolados com polietileno termoplástico (PE) ou polietileno termofixo (XLPE). Estes cabos são utilizados em circuitos de alimentação e/ou distribuição de energia elétrica, em tensões de até 0,6/1 kV, em instalações aéreas fi xadas em postes ou fachadas. This Standard specifies the requirements for multiplexed (self-supported) power cables insulated with thermoplastic polyethylene (PE) or cross-linked polyethylene (XLPE). The cables specified in this Standard are for low voltage up to 0,6/1 kV, used in fi xed overhead distribuition lines installations, such as secondary distribution lines and drop service. ISBN: 978-85-07-03046-1

Painéis de fibras de média densidade - Parte 2: Requisitos e métodos de ensaio
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBR15316-2 de 09/2024 - Painéis de fibras de média densidade - Parte 2: Requisitos e métodos de ensaio

Este Documento estabelece os requisitos e métodos de ensaio para painéis de fibras de média densidade. This Document establishes the requirements and test methods of medium density fiberboard.

NBRs/NMs em destaque

17 itens

Turismo de aventura - Turismo em atividades aquáticas - Requisitos para produto
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBR16948 de 03/2021 - Turismo de aventura - Turismo em atividades aquáticas - Requisitos para produto

Este Documento estabelece os requisitos para os produtos com atividades de turismo de aventura em atividades aquáticas de acquaride, boia-cross, canoagem, canoa polinésia e stand up paddle (SUP), relativos à segurança dos participantes, líderes, auxiliares de turismo de aventura e resgatistas. Este Documento foi redigido de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de organizações e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais.

Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional - Requisitos com orientações para uso
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBRISO45001 de 01/2025 - Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional - Requisitos com orientações para uso

Este Documento especifica os requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO) e fornece orientação para o seu uso, possibilitando que as organizações proporcionem locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e agravos à saúde relacionados ao trabalho, bem como melhorando proativamente o seu desempenho de SSO. Este Documento é aplicável a qualquer organização que deseje estabelecer, implementar e manter um sistema de gestão de SSO para melhorar a segurança e saúde ocupacional, eliminar perigos e minimizar os riscos de SSO (incluindo deficiências do sistema), aproveitar as oportunidades de SSO e resolver as não conformidades do sistema de gestão de SSO associadas às suas atividades. This document specifies requirements for an occupational health and safety (OH&S) management system, and gives guidance for its use, to enable organizations to provide safe and healthy workplaces by preventing work-related injury and ill health, as well as by proactively improving its OH&Sperformance.This document is applicable to any organization that wishes to establish, implement and maintain an OH&S management system to improve occupational health and safety, eliminate hazards and minimize OH&S risks (including system deficiencies), take advantage of OH&S opportunities,and address OH&S management system nonconformities associated with its activities.

Tecidos planos - Método de classificação baseado em inspeção por pontuação de defeitos
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBR13484 de 03/2025 - Tecidos planos - Método de classificação baseado em inspeção por pontuação de defeitos

Esta Norma estabelece um método para especificar uma designação numérica para a classificação de tecidos planos em uma inspeção visual. This Standard specifies a method for defining a numerical designation for classifying fabrics on a visual inspection.

Cabeamento estruturado industrial
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBR16521 de 03/2025 - Cabeamento estruturado industrial

Esta Norma especifica o cabeamento estruturado para uso em instalações industriais ou áreas industriais em outros tipos de instalações, que podem compreender edifícios monousuário ou com vários ocupantes em um campus. Esta Norma abrange cabeamento balanceado e cabeamento de fibra óptica. O cabeamento especificado nesta Norma oferece suporte a uma ampla gama de serviços, como automação, controle de processos e aplicações de monitoramento, inclusive com o fornecimento de alimentação elétrica a um dispositivo de rede. This Standard specifies structured cabling for use within industrial premises, or industrial areas within other types of premises, which can comprise single or multiple buildings on a campus. It covers balanced cabling and optical fibre cabling.Cabling defined by this Standard supports a wide range of services, including automation, process control, and monitoring applications. That can also incorporate the supply of power.

NBRs/NMs indispensáveis

680 itens

Ergonomia — Movimentação manual - Parte 3: Movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBRISO11228-3 de 04/2014 - Ergonomia — Movimentação manual - Parte 3: Movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição

Esta parte da NBRISO11228 fornece recomendações ergonômicas para tarefas de trabalho repetitivo que envolvem movimentação manual de cargas leves em alta frequência. Ela fornece orientações sobre a identificação e avaliação de fatores de risco comumente associados à movimentação de cargas leves em alta frequência, permitindo, assim, a avaliação dos riscos de saúde relacionados à população trabalhadora.

Vocabulário Internacional de Metrologia - Conceitos fundamentais e gerais e termos associados
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
ABNT ISO/IEC GUIA99 de 12/2014 - Vocabulário Internacional de Metrologia - Conceitos fundamentais e gerais e termos associados

Este Vocabulário fornece um conjunto de definições e termos associados em português e de termos associados em inglês, francês e espanhol, para um sistema de conceitos fundamentais e gerais utilizados em metrologia, além de diagramas conceituais para ilustrar as suas relações.

Posto revendedor de combustível automotivo (PRC) - Parte 1: Operação e procedimentos de inspeção e manutenção
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBR15594-1 de 10/2023 - Posto revendedor de combustível automotivo (PRC) - Parte 1: Operação e procedimentos de inspeção e manutenção

Esta Parte da NBR15594 estabelece os requisitos mínimos para elaboração de procedimentos para uma operação segura e ambientalmente adequada e os procedimentos para inspeção e manutenção, visando garantir uma operação adequada, sob os aspectos de segurança, meio ambiente e desempenho eficiente, para o posto revendedor de combustível automotivo (PRC), bem como servir de referência para elaboração do plano de inspeção e manutenção.

Movimentação de cargas — Manilhas
Vigente
add_shopping_cart
star_border
Norma Brasileira
NBR13545 de 11/2012 - Movimentação de cargas — Manilhas

Esta Norma especifica as características gerais, o desempenho e as dimensões críticas necessárias para a intercambiabilidade e compatibili dade com outros componentes de manilhas retas e curvas em uma faixa de tamanhos com limites de cargas de trabalho de 0,32 t a 320 t, nos graus 4, 6, 8, 8S, R4 e 10. This Standard specifies the general characteristics, performance and critical dimensions necessary for interchangeability and compatibility with other components, of forged dee and bow shackles in a range of sizes having working load limits from 0,32 to 320 t, and in grades 4, 6, 8, 8S, R4 and 10. ISBN: 978-85-07-03883-2

Genius Respostas Diretas

6708 itens

Como é obtido o nível de pressão sonora equivalente ponderada em A?

Resposta conforme a norma:

NBR10152 de 11/2017

Como é obtido o nível de pressão sonora equivalente ponderada em A?

Por que elaborar um plano de medições da operação de inovação?

Resposta conforme a norma:

NBRISO56008 de 12/2024

Por que elaborar um plano de medições da operação de inovação?

Como deve ser realizada a perfuração a trado manual?

Resposta conforme a norma:

NBR15492 de 06/2007

Como deve ser realizada a perfuração a trado manual?

Como devem ser executados os ensaios de recebimento?

Resposta conforme a norma:

NBR16132 de 06/2022

Como devem ser executados os ensaios de recebimento?

Conecte-se com a normalização

Todas as normas ABNT NBR e Mercosul na palma da sua mão!

Escaneie o QR-Code e baixe o app.

Escaneie o QR-Code e instale o app
Instale o app Target Normas

JÁ VAI SAIR?

Você só vai precisar de 1 minuto para encontrar a melhor solução e ainda economizar!

Não deixe passar essa oportunidade.

Vamos lá